O álbum de fotografia é uma espécie de geladeira de história. Nele, armazenamos imperecíveis, as imagens do nosso tempo. Guardo na mente um álbum do Brasil dos últimos anos. Ao folheá-lo, deparei com duas fotografias marcantes.
A primeira é uma fotografia alegre, que esbanja felicidade. As ruas pintadas de amarelo e verde, as casas de azul e vermelho, e o coração de amor e alegria.
A foto de uma época de luz e prosperidade, onde o que importa é a diversão e a alegria. Carros alegóricos invadindo a avenida, passista dançando e balançando os adornos de suas roupas.
Meu coração se enche de alegria ao rever essa fotografia, me lembrando dos bons momentos que passei no ultimo carnaval. Mas essas boas lembranças logo são substituídas por lembranças obscuras quando viro a página do meu álbum, e me deparo com uma foto que demonstra nada mais do que medo e desespero. Uma foto de uma tragédia sem tamanho.
A foto retrata o massacre do Rio de Janeiro, onde um ex-aluno entro na escola armado e saiu atirando contra os alunos. No final dessa tragédia, foram 11 os alunos que perderam suas vidas.
É uma pena que um álbum de fotografias de um pais tão belo e cheio de vida tenha uma foto tão triste.
Nenhum comentário:
Postar um comentário